.:XXVII CONACI:.

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

MERCADO IMOBILIÁRIO PODE AJUDAR A ‘REINVENTAR’ AS
NOSSAS CIDADES, AFIRMA PALESTRANTE DO XXV CONACI

“As cidades brasileiras atualmente pagam o preço do ‘excesso de sucesso’ e imensa falta de planejamento urbano e investimentos em mobilidade sustentável e coletiva. Mas os diversos projetos em discussão de mobilidade, alinhados com um novo e contemporâneo modelo de desenvolvimento urbano sustentável, podem levar à reinvenção das cidades brasileiras. E o setor do desenvolvimento imobiliário urbano deve ser parceiro importante neste novo modelo mais sustentável.”

A análise é do arquiteto e urbanista Carlos Leite de Souza, um dos destaques do XXV Congresso Nacional de Corretores de Imóveis (Conaci), que a Fenaci e o Sindimóveis-AL promovem de 4 a 7 de maio em Maceió, Alagoas. O evento, o maior no Brasil voltado à categoria, debaterá o futuro das cidades e o papel dos corretores de imóveis no processo de desenvolvimento urbano.

Autor do livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes (Editora Bookman, 2012), Carlos Leite, como é mais conhecido, será palestrante na oficina Desenvolvimento Urbano Sustentável: Novos Modelos.

XXV CONACI É BEM-VINDO – Com doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado pela Universidade Politécnica da Califórnia em Desenvolvimento Urbano Sustentável, Leite vê o XX Conaci como “um evento muitíssimo bem-vindo no sentido de promover e tornar públicas as discussões urgentes nas cidades brasileiras – incluindo as grandes capitais do Nordeste que experimentam um crescimento e pujança importantes – por um futuro urbano mais sustentável e equilibrado”.

“Na minha palestra procurarei justamente apontar conceitos e modelos de desenvolvimento urbano sustentável, para cenários de desenvolvimento das cidades brasileiras para as próximas décadas, onde novas centralidades multifuncionais emerjam de forma planejada e alinhadas às melhorias na mobilidade”, antecipa Carlos Leite, que, entre outras atividades, é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e palestrante e professor visitante em diversas instituições internacionais.

O palestrante do XXV Conaci afirma que tais planos e projetos são totalmente possíveis para que superemos os imensos gargalos atuais, que, a seu ver, são falta de mobilidade e segurança e inclusão com sociodiversidade territorial.

CIDADES MAIS COMPACTAS – “O grande desafio comum – e o mercado imobiliário é peça-chave nesse processo – é a construção de cidades constituídas por uma rede de núcleos compactos equilibrados e multifuncionais, com densidades médias e altas qualificadas, ligados em rede de boa mobilidade, que vão além do automóvel”, diz.

Dizendo-se otimista, Carlos Leite destaca que, apesar dos gargalos, a pauta da reinvenção urbana chegou ao Brasil e diversas cidades estão buscando se reequilibrar e aponta um dos sintomas dessa nova situação.

“Em nosso escritório estamos fazendo atualmente três consultorias para planos de desenvolvimento urbano sustentável com visão de futuro para as regiões de Alphaville, em São Paulo, de Campinas, no interior do Estado, em função da nova centralidade do aeroporto, e também para o centro antigo de Salvador, na Bahia . Cm isso teremos cidades mais compactas e assim mais sustentáveis e qualificadas, onde as tarefas do dia a dia serão realizadas em distâncias menores”, exemplifica.

INSCREVA-SE JÁ – Carlos Leite é uma das muitas razões para você fazer agora mesmo sua inscrição para o XXV Conaci. Acesse conaci.com.br, vejas outras atrações do evento e se inscreva. O XXV Congresso Nacional de Corretores de Imóveis será realizado de 4 a 7 de maio, em Maceió, capital de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

 

                                             © Copyright 2018 .:XXVII CONACI:. Todos os direitos reservados.