.:XXVI CONACI:.

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

APESAR DA ECONOMIA, MERCADO IMOBILIÁRIO MANTÉM
BOM DESEMPENHO, DIZ PALESTRANTE DO XXV CONACI

“O mercado imobiliário vem se desempenhando muito bem nos últimos anos, por vezes até ‘descolado’ da percepção econômica negativa comum. E não há, em nosso radar, nada que nos sinalize uma mudança significativa para o mercado em curto prazo.”

Quem afirma isso é o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Luiz Petrucci, que é também  um dos participantes do XXV Congresso Nacional de Corretores de Imóveis, (Conaci), que acontece em Maceió, Alagoas, de 4 a 7 de maio, promovido pela Fenaci e pelo Sindimóveis-AL.

Petrucci, que é também diretor-executivo da Comissão Nacional da Indústria Imobiliária da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da  Construção), participará de um painel no qual será traçado um panorama do mercado imobiliário atual e suas perspectivas, ao lado de João Teodoro da Silva, presidente do Sistema Cofeci-Creci, Flavio Gonzaga Nunes, presidente mundial Fiabci (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias), e Manuel  da Silveira Maia, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (Creci-RJ).

Veja íntegra de entrevista com Petrucci:

Como o Sr. vê o desempenho do mercado imobiliário nos dias de hoje e quais as perspectivas a curto prazo?

O mercado imobiliário vem se desempenhando muito bem nos últimos anos, por vezes até “descolado” da percepção econômica negativa comum. Não há, em nosso radar, nada que nos sinalize uma mudança significativa para o mercado em curto prazo.

As pesquisas feitas sobre o setor imobiliário em São Paulo permitem inferir a situação do mercado em termos regionais, como a Região Nordeste, por exemplo?

O Secovi-SP acompanha o mercado residencial de lançamentos e vendas de imóveis novos da cidade de São Paulo há mais de 20 anos e, desde 2010, pesquisa também a Região Metropolitana de SP e seis regiões do interior do Estado. Os mercados regionais são acompanhados por pesquisas realizadas pelos Sinduscon e Ademi, a exemplo dos mercados de Recife, Salvador, João Pessoa e outros. Durante o Conaci terei oportunidade de apresentar os resultados consolidados das pesquisas nacionais.

Já que sua plateia será de corretores de imóveis, como você vê o papel desse profissional no desenvolvimento do mercado imobiliário?

Costumo dizer que o mercado imobiliários depende de “sua majestade, o comprador”. Os corretores são fundamentais na oferta do produto imobiliário e sua responsabilidade é muito grande, pois segundo estatísticas, a maioria dos compradores atendidos pelos nossos corretores e imobiliárias comprarão somente um imóvel na vida. Daí a necessidade de um atendimento profissional e transparente por parte desses profissionais.

Como o Sr. analisa a evolução do corretor de imóvel e em quais aspectos precisa melhorar?

Como todo o mercado, os corretores evoluíram bastante nos últimos anos em termos de preparo profissional, porém se pudesse sugerir alguma melhora, acredito que o importante seria educação e mais educação, pois somente assim nosso mercado (e também nosso País) evoluirá.

DESDE 1957 – Considerado o maior evento no Brasil voltado à categoria, o Conaci deste ano debaterá o futuro das cidades e o papel dos corretores de imóveis no processo de desenvolvimento urbano.

O País tem atualmente cerca de 300 mil corretores de imóveis. Bianual, o Conaci é realizado desde 1957 e tem sua história ligada principais conquistas da categoria.

Confira as oficinas, fóruns, conferências e cursos que compõem o XXV Coanci

OFICINAS – Autor do livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes, Carlos Leite, como é mais conhecido, será palestrante na oficina Desenvolvimento Urbano Sustentável: Novos Modelos, dividindo o tema com Hamilton França Leite Junior, mestre em engenharia civil e urbana e membro do Conselho Deliberativo do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

Mark Turnbull, gerente sênior de Novos Negócios da CB Richard Ellis, é uma das personalidades do mundo empresarial que estará participando do evento, falando sobre locação de imóveis.

Caio Portugal, presidente da Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), Flavio Amary, vice-presidente do Interior do Secovi-SP, tratarão de um tema muito importante para o mercado imobiliário, os loteamentos habitacionais. Participa também desta oficina o 1º vice-presidente da Fenaci, José Maria Cavalcante Lima.

A experiência de Teotônio Costa Rezende, há 33 anos atuando no setor habitacional da Caixa Econômica Federal, também estará entre as atrações do XXV Conaci. Diretor-executivo de Habitação da Caixa, Rezende falará sobre crédito habitacional, portabilidade e por que não há risco de bolha imobiliária no Brasil. José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP, será debatedor nesta oficina.

Na área de comunicação multimídia, três experts da Google São Paulo marcarão presença no XXV Conaci: Pedro Grilo, líder sênior de operações de aquisições, Karina de Lima Maia, líder de operações de aquisições, e Gustavo Cordeiro, executivo de grandes contas da empresa. Soluções Google para o Mercado Imobiliário será o tema da oficina por eles apresentada.

Inspiração e Novos Ideias para Vender Mais será o tema da oficina conduzida pelo locutor e apresentador Ciro Bottini. Ele completa o time de palestrantes para as oficinas que integrarão o XXV Conaci.

CONFERÊNCIAS – Para tratar do tema cidades do futuro, o XXV Conaci convidou arquiteto Arthur M. Parkinson, que esteve engajado em uma sériede importantes realizações, entre elas a integração do mercado imobiliário com o financeiro e o de capitais, gerando o mercado de recebíveis, atualmente em franco processo de desenvolvimento.

A segunda conferência do evento – Atitudes Vencedoras – ficará por conta do economista Carlos Hilsdorf, considerado o mais carismático e um dos mais requisitados palestrantes do país.  Pós-Graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas , Hilsdorf é autor do sucesso editorial "Atitudes Vencedoras", adotado em diversas empresas como um manual de aprimoramento humano, e do best- seller "51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira".

FÓRUNS – O XXV Conaci terá ainda dois fóruns:

Num deles será debatida a relação entre o corretor de imóveis, as imobiliárias, as incorporadoras e as construtoras. Serão palestrantes o presidente Nacional da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, e o economista Pedro José Maria Fernandes Wähmann, presidente do Secovi-Rio.

Haverá também um fórum exclusivo para a mulher que exerce a profissão de corretagem imobiliária. O IV Fórum da Mulher Corretora de Imóveis terá como palestrante a psicanalista Regina Navarro Lins, autora de autora de onze livros sobre relacionamento amoroso, entre eles o best seller A Cama na Varanda. Ela é também consultora e participante do programa Amor & Sexo, da TV Globo.

Além das questões de relacionamento, o fórum tratará de assuntos práticos da profissão. Exclusividade nos Negócios Imobiliários será o tema da palestra de Margoreth Alves de Castro Guimarães, diretora pedagógica do Cresci de Goiás.

O IV Fórum da Mulher Corretora de Imóveis tem como coordenadoras Eliene de Freitas Sousa, presidente do Sindimóveis/BA, Isaura Santos, diretora tesoureira do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Sciesp), Lucimar Alves Elias, presidente do Sindimóveis/GO, Marly da Silveira Ferreira, presidente do Sindimóveis do município do Rio de Janeiro, Maria Cristina Chaul Barbosa, presidente do Sindimóveis/CE.

CURSOS – Três cursos de capacitação e aprimoramento integram a programação do evento:

AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA – Capacita o corretor de imóveis a elaborar parecer técnico de avaliação mercadológica (PTAM) e perícias. O certificado é reconhecido pelo Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis) e está dentro das exigências legais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O curso será ministrado por João Diniz Marcelo, corretor de imóveis, engenheiro geólogo, perito avaliador judicial e, entre outras qualificações, instrutor da Unimóveis-RS.

COMO CONDUZIR NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS INTERNACIONAIS (TRC) – O curso Transnational Referral Certification (TRC), prepara os corretores de imóveis a desenvolver habilidades e conhecer os procedimentos adequados para encontrar parceiros de indicação, combinar remunerações, ampliar normas de atendimento ao cliente, recorrer a processos de arbitragem para resolver qualquer questão em litígio judicial, incluir as indicações internacionais em um plano de negócios, além de possibilitar a negociação de imóveis no exterior por meio do acesso à rede worldproperties.com. Doutor em ciências sociais e relações internacionais , Laerte Temple é quem ministra o curso.

ARRAS OU SINAL PARA COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS – Etimologia, conceito, natureza jurídica e espécies de arras. A importância da consulta aos sites específicos antes do sinal. Diferenças entre as arras confirmatórias e penitenciais. Estudo, artigo por artigo dos aspectos regulados pelo Código Civil, doutrina e jurisprudência. A melhor espécie de sinal a ser praticada. O curso tem metodologia participativa, com análise direta e dinâmica, cláusula por cláusula, de modelo de "Recibo de Sinal e Princípio de Pagamento", cuja fotocópia será distribuída aos participantes. O advogado e corretor de imóveis Paulo Xavier é quem ministrará o curso.

Detalhes em conaci.com.br.

 

                                             © Copyright 2016 .:XXVI CONACI:. Todos os direitos reservados.