.:XXVI CONACI:.

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

CARTA DE BONITO FECHA 26º CONACI PEDINDO POR ÉTICA
E JUSTIÇA. PRÓXIMO CONGRESSO SERÁ EM VITÓRIA (ES)

Da noite de abertura, 4/9, até o seu encerramento, em 6 de setembro, o XXVI Congresso Nacional de Corretores de Imóveis, realizado no Centro de Convenções de Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi marcado pelo elevado nível de pronunciamentos e debates em torno de um país mais justo, que combata de forma permanente a corrupção e que prime pela ética na política.

A Carta de Bonito, lida ao final do encontro que reuniu mais de 800 corretores de imóveis de todo o Brasil, pela presidente do Comissão Organizadora do XXVI Conaci, Marta Recalde Lino, também presidente do Sindimóveis-MS, sintetiza tais anseios e também resume o que foi discutido em termos de mercado imobiliário, sua situação atual e perspectivas.

Em seu pronunciamento na solenidade abertura, o presidente Joaquim Ribeiro, deixou a expectativa em torno do XXVI Conaci: “Queremos debater o mercado imobiliário, as evoluções tecnológicas e nossas reivindicações sob a égide de um Brasil mais depurado, com menos corrupção, menos desgoverno, e mais trabalho em prol do bem comum e por um país onde todos tenham espaço para viver e crescer. Ao que parece, a julgar pelos últimos acontecimentos no cenário político nacional, estamos rumando nesta direção”.

O presidente da Fenaci foi o último a falar. Antes, após o discurso de boas-vindas da anfitriã do evento, Marta Recalde Lino, fizeram uso da palavra José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP e do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas; o presidente do Secovi-SP, Flavio Amary; Carlos Augusto Baião, da Secretaria Geral do Sebrae nacional, representando o presidente da entidade, Guilherme Afif Domingos; Delso José de Souza, presidente do Creci-MS; João Teodoro da Silva, presidente do Sistema Cofeci-Creci; e o ex-senador Pedro Simon, que teria uma das palestras mais concorridas do Congresso no dia seguinte, ao abordar a questão da ética na política e comentar o situação atual.

A solenidade de abertura foi iniciada com uma homenagem muito especial a presidentes de sindicatos de corretores de imóveis e diretores da Fenaci, que foram sendo chamados de acordo com suas regiões e trazendo partes de um mapa do Brasil, situado no canto direito do palco. O primeiro a ser chamado foi Pierre Laffitte, ex-presidente do Sindimóveis-AL e presidente do XXV Conaci, que aconteceu em maio de 2014, em Maceió. O presidente Joaquim Ribeiro fechou essa parte da solenidade, colocando o logo da Fenaci, ao lado do mapa.

O XXVI Conaci reuniu corretores de imóveis de todo o Brasil e foi muito elogiado pelas mídias sociais por temas oportunos e a qualidade de suas oficinas, palestras e conferências. No evento foram feitos ainda o lançamento da plataforma digital de negócios Fenaci e da universidade corporativa da entidade, a Unimóveis.

Ao final do encontro, já na noite do dia 6/9, por aclamação foi feita escolha da cidade que sediará o XXVII Conaci, em 2018. As presidentes do Sindimóveis-ES, Maria Elizabeth de Oliveira, e do Sindimóveis-GO, Lucimar Elias, defenderam, respectivamente, a realização do XXVII Conaci em Vitória (ES) e Caldas Novas (GO). Venceu, pela manifestação da plateia, a cidade de Vitória.

Confira a seguir a Carta de Bonito e, em seguida, nas fotos-legendas imagens marcantes do XXVI Conaci.

XXVI CONACI - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis
4 a 6 de setembro de 2016
Centro de Convenções de Bonito
Bonito, Mato Grosso do Sul

CARTA DE BONITO

Prezados corretores e corretoras de imóveis de todo o Brasil,

O XXVI Congresso Nacional de Corretores de Imóveis (CONACI) revestiu-se de grande sucesso tanto em termos de público quanto pela qualidade de suas oficinas, palestras e conferências, contando com a efetiva participação da categoria, que compareceu em grande número – mais de 800 inscrições – e debateu, sob o tema “Brasil Passado a Limpo”, propostas tanto de elevação e aprimoramento profissional quanto de atuação política dos Sindicatos e da Federação, no sentido de acompanhar e propugnar em todas as esferas de Poder causas que tragam benefícios ao Corretor de Imóveis.

O XXVI CONACI, realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, na bela e paradisíaca cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, com a competente atuação do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Mato Grosso do Sul (SINDIMÓVEIS-MS), e sob a chancela da FENACI (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis) e apoio de parceiros de todas as horas, debateu assuntos extremamente relevantes para a categoria, dentro da perspectiva de um país política e eticamente mais depurado.

Os reflexos das transformações políticas vividas pelo país, assim como na economia e em especial no mercado imobiliário foram a tônica de debates envolvendo a ética na política e a luta contra a corrupção, em palestras e conferências proferidas por consagradas personalidades nacionais.

Além de palestras motivacionais de nível internacional, o XXVI CONACI trouxe à discussão temas altamente relevantes para o dia a dia do profissional corretor de imóveis, como aspectos relacionados à vivência prática de conquistas da categoria como o MEI – Microempreendedor Individual –, o Simples Nacional e o Corretor Associado, sem esquecer os debates em torno da proteção jurídica ao trabalho, matéria esta de extrema importância à nossa Categoria.

As diversas nuances do mercado imobiliário, com informações preciosas para o corretor de imóveis, marcaram grande parte das oficinas, palestras, conferências e fóruns do XXVI CONACI. Especialistas de renome nacional e internacional analisaram desde a situação do mercado imobiliário e suas perspectivas, passando por crédito habitacional e financiamento, avaliação imobiliária, comunicação multimídia, culminando com o lançamento de uma plataforma digital de negócios da FENACI e a Universidade Corporativa da entidade. Com uma temática que teve como fio condutor o mote “Brasil Passado a Limpo”, o XXV CONACI reuniu mais de duas dezenas de palestrantes e conferencistas.

O elevado nível do evento ficou patente por congregar entre palestrantes e representantes diversas entidades voltadas ao mercado imobiliário, como o SECOVI-SP, o Sistema-COFECI-CRECI e o ICREA (Consórcio Internacional de Profissões Imobiliárias).

O XXVI CONACI abriu espaço especial para as mulheres corretoras de imóveis, que hoje já são cerca de 40% da categoria, que reúne aproximadamente 350 mil profissionais em todo o País, com a realização do V Fórum da Mulher Corretora de Imóveis.

Não há mais espaço para admitirmos desvios de conduta, ilegalidades, práticas criminosas que se perpetuam. É obrigatória a transparência em todos os setores da sociedade. A ética nas relações em todas as instâncias governamentais e na própria atividade da corretagem de imóveis deve ser fator predominante, e temos obrigação, como seres políticos, de protagonizarmos essa mudança essencial ao País que tanto almejamos.

Em suma: o XXVI CONACI cumpriu brilhantemente tudo aquilo que foi proposto por sua comissão organizadora. Foi plural e específico, abrangente e detalhista. Nestes dois dias de trabalho, foram debatidos com responsabilidade e profundidade o presente e o futuro da nossa categoria sob a égide de um Brasil que se renova e que se insurge com os descalabros da política e da corrupção. O XXVI CONACI, acima de tudo, se impôs pela necessidade de um País mais justo e próspero para todos nós.

Bonito, 6 de setembro de 2016

Joaquim Antonio de Mendonça Ribeiro
Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis - Fenaci

Marta Recalde Lino
Presidente da Comissão Organizadora do XXVI Conaci

 

                                             © Copyright 2016 .:XXVI CONACI:. Todos os direitos reservados.